Menino da boca grande
















Às vezes penso que se eu não falar o que preciso, eu vou morrer. Às vezes não, estou sendo muito eufemista, se eu não disser realmente, morro. Acredito que o pior tipo de morte é engasgado com palavras. Quem foi que disse que palavras não causam dor? Ah! causam, causam mesmo, e sem pena, e sem pudor, e sem perdão. Por isso, se eu não disser o que penso, é capaz de me encontrarem em qualquer lugar por aí envenenado. Preciso despejar tudo frequentemente ou entro numa diarréia emocional. Eu não estou dizendo que falo mal das pessoas, nem que defendo isso. Por favor, não exagerem na interpretação. Posso até falar, posso. Mas o que fundamentalmente quero tratar é sobre o direito a voz. Vez e voz, para ser mais exato. Ninguém, ninguém mesmo, deve ser obrigado a se calar. Você já passou por uma situação assim, eu sei, e com certeza chegou em casa cuspindo fogo. Que céus e mares se acabem, naquele momento você estava entalado, mas teve de ficar quietinho, quietinho, e engolir tudo que tinha pra dizer. Para me destruir não é necessário uma surra nem uma discussão, basta um "cale a boca"e você acaba de me dar um murro bem certeiro na alma. E depois disso, não espere que eu vá seguir sua solicitação. Tenho um arsenal permante de palavras no meu bolso e sugiro que você se prepare. Mas claro, é calar-se sobre coisas importantes, o que for de bom senso. Os tagarelas e os fúteis você pode mandar para onde achar conveniente.

6 comentários:

Pontos de Ligação disse...

" E minhas maiores dores, são palavras não ditas..."
Todos nós já passamos por situações em que precisamos nos calar, e só Deus sabe como dói, esconder, calar-se, fingir que nada aconteceu ou acontecerá. Se existe um direito devemos exercê-lo ninguém deveria ser capaz de nos fazer calar!
Ótimo texto Cristiano, adorei!

Letícia

Pontos de Ligação disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Fraga disse...

As vezes, palavras doem aos ouvidos alheis pq são verdadeiras, não pq são inconvinientes.
Se ser boca grande signifique ser sincero, bem vindo ao club.

Gostei do post.
Parabéns.

Ariela disse...

Sei como essas palavras engasgadas doem, mas sou do tipo que precisa ficar quieta para sentir bem.
Admito que essa minha obsessão pelo controle nem sempre é boa. Quem me dera tivesse o dom de ser uma 'menina de boca grande'.
Seu blog tem ótimos textos e é bem difícil deixar comentários dignos dele.
Parabéns!

Fátima disse...

É uma das grandes verdades, tanto que não dizer, guardar pra si, sentimentos, pensamentos, mágoas, (que só saem em formas de palavras)é o primeiro passo pra tantas doenças psicossomáticas que existem. Tens razão, palavras não ditas são venenos de potencial destruição pessoal.

Beijo meu

Te mandei um email respondendo tua pegunta sobre escola literária..rs

Rodolpho Padovani disse...

Muitas vezes perco a voz e tantas outras me engasgo nas palavras, escrevo melhor do que falo, a verdade é essa, e quando começo a sufocar passo para a escrita aquilo que eu calei, de certa forma alivia, mas nada como falar quando se tem o que dizer.

Abraços!